A Direção Regional de Cultura do Norte promove, de forma continuada, projetos de natureza cultural em parceria com outros organismos públicos, nacionais ou internacionais, beneficiando do apoio de fundos comunitários. 

No âmbito da execução de projetos, a Direção Regional de Cultura do Norte realizou exposições dedicadas a escritores da região duriense. Estão, por isso, disponíveis para itinerância sete exposições de «O Douro nos Caminhos da Literatura».

As entidades interessadas em requisitar devem consultar o regulamento e enviar para a DRCN a ficha de requisição.

A Direção Regional de Cultura do Norte dispõe ainda de uma exposição dedicada à vida e obra de Alves Redol, que está disponível para itinerância em locais como escolas, bibliotecas ou outros espaços culturais, por requisição. 

Está em curso o projeto Escritores a Norte – vidas com obra em casas d’escritas – dedicado a casas-museu da região, o qual inclui a realização de uma série de documentários e a produção de um livro com edição em 4 línguas.

No domínio da cooperação transfronteiriça, desenvolve-se o projeto Nortear – prémio literário destinado a novos escritores do Norte de Portugal e Galiza.

Ao instituir este prémio, a Direção Regional de Cultura do Norte pretende promover o desenvolvimento de obras literárias, apresentando-se como um desafio lançado a novos escritores, particularmente jovens, no sentido de mostrarem as suas obras e os seus talentos. 

Consulte aqui o Regulamento do Prémio Nortear

Ficha de requisição de exposições “O Douro nos caminhos da Literatura”
Regulamento de requisição da exposição