Promoção e Dinamização Cultural

Enquanto serviço público na área cultural, a Direção Regional de Cultua do Norte promove o acompanhamento dos agentes culturais profissionais, determina o programa de apoio aos agentes culturais, o apoio ao associativismo e concede o estatuto de mecenato cultural e de utilidade pública. 

No campo das atividades de promoção cultural, a Direção Regional de Cultua do Norte promove ainda a dinamização dos monumentos, museus e equipamentos culturais que lhe estão afetos, nomeadamente através da criação de ciclos de concertos e de exposições, que fomentam a fruição cultural, pedagógica e turística nesses espaços. 

Neste âmbito destacamos a programação da Casa das Artes que inclui o acolhimento de atividades nas diversas áreas artísticas – Arquitetura, Artes Visuais, Fotografia, Literatura, Música e Teatro. Aqui, os artistas, conceituados ou jovens promessas, têm um espaço para apresentar os seus projetos.

Realce também para a programação regular da Sala Henrique Alves Costa, que contempla o cinema nacional, estrangeiro e os clássicos, havendo ainda lugar ao acolhimento de festivais de cinema.

A Direção Regional de Cultura do Norte assegura o acompanhamento das atividades e a fiscalização das entidades apoiadas pelo Ministério da Cultura, cuja regulamentação está definida pelo Decreto-Lei 196/2008, de 6 de Outubro e pela Portaria 1204 – A/2008 de 17 de Outubro.

Conheça aqui o trabalho que desenvolvemos na Promoção e Dinamização Cultural.