Museu de Lamego

O Museu de Lamego está instalado no antigo Paço Episcopal, mandado reedificar no séc. XVIII pelo bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira. Fundado em 1917, na sequência da implantação da República e consequente nacionalização dos bens da Igreja, o seu espólio foi inicialmente constituído pelos objetos já existentes no Paço, complementado com diversos elementos provindos do extinto Convento das Chagas de Lamego, aos quais se somaram o acervo arqueológico da Câmara Municipal e, até aos nossos dias, com o seu permanente enriquecimento através de doações.

A coleção em exposição permanente reflete a história e percurso do museu, destacando-se pelo seu ecletismo e qualidade individual das suas peças.

O espólio original do Paço Episcopal, sobretudo composto por mobiliário, tapeçaria, pintura e escultura, é largamente complementado com elementos de ourivesaria, paramentaria, azulejaria e, de forma destacada, com a remontagem de alguns dos retábulos de talha dourada das capelas do extinto Convento das Chagas de Lamego.

De toda a coleção, assumem especial relevância os objetos classificados pelo Estado Português como Tesouros Nacionais: uma arca tumular medieval, decorada com uma cena de caça; os painéis que Vasco Fernandes (Grão Vasco) pintou para a capela-mor da Sé de Lamego entre 1506 e 1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI que inclui os quatro panos com desenho atribuído a Bernard Van Orley, representando a tragédia de Édipo, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.

Acessibilidades:
Áudio guias online disponíveis para smartphones e tablets, através da aplicação Audite (Google Play). Disponível em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano.
Cicerone (aluguer de tablets durante a visita ao Museu).

Serviços disponibilizados ao público
Acolhimento; Loja/Livraria; Biblioteca e arquivo; Auditório; Serviço de cafetaria em regime de esplanada de maio a setembro; Exposições temporárias; Cedência de espaços para eventos

Serviço educativo
Vocacionado para a promoção de uma relação de maior cumplicidade com a comunidade, capaz de envolver diferentes públicos e contextos, o serviço educativo do museu, no âmbito da exposição permanente e exposições temporárias, desenvolve atividades que se alicerçam em dois campos temáticos – arte e património -, num contexto de aprendizagem que visa alargar horizontes de referência, mobilizar saberes transversais, valorizar a experimentação, desenvolver a autonomia e estimular a criatividade.

Serviço educativo
Vocacionado para a promoção de uma relação de maior cumplicidade com a comunidade, capaz de envolver diferentes públicos e contextos, o serviço educativo do museu, no âmbito da exposição permanente e exposições temporárias, desenvolve atividades que se alicerçam em dois campos temáticos – arte e património -, num contexto de aprendizagem que visa alargar horizontes de referência, mobilizar saberes transversais, valorizar a experimentação, desenvolver a autonomia e estimular a criatividade.
As atividades educativas desenvolvem-se de acordo com a faixa etária dos grupos em articulação com os objetivos de aprendizagem contemplados nos curriculos escolares e incluem visitas orientadas, percursos de descoberta, oficinas criativas, jogos de manipulação, exploração sensorial, identificação e de associação.
O serviço educativo está disponível para orientar professores e educadores na preparação das visitas orientadas/oficinas, assim como para o acolhimento de projetos e atividades propostas pelas Escolas.
Através do seu serviço de apoio à investigação, professores e alunos poderão recorrer ao serviço educativo para solicitar apoio na elaboração de trabalhos/projetos curriculares.
Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia e têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo serviço educativo.

Centro de documentação / biblioteca
Na génese da criação da Biblioteca do Museu de Lamego encontra-se a «Livraria» do antigo Paço Episcopal, que transitou para o Museu quando este foi fundado em 1917.
Por esse motivo, a atual Biblioteca do Museu, além de possuir um fundo documental especializado em História, História da Arte, Artes Decorativas, Arqueologia e Museologia, possui ainda um importante núcleo de livros impressos antigos e manuscritos de grande valor histórico-científico, reunidos pelos sucessivos prelados entre os séculos XVI e inícios do século XX. De destacar a Bíblia Sacra, uma obra manuscrita, datada de 1558, a mais antiga e valiosa que se encontra à guarda do Museu.

HORÁRIO:
De terça a sexta, das 10h00 às 18h00, mediante contacto prévio:
Tel: 254600230
E-mail: mlamego@culturanorte.gov.pt

Auditório
Capacidade para 100 lugares.

Edições do museu

– Monografias

Bastos, Celina & Proença, José António. (1999). Mobiliário do Museu de Lamego. Lisboa: IPM/Museu de Lamego.

Grey, Michael et als. (2013), Caminhos do Ferro e da Prata. Linhas do Douro e do Minho. Lamego: Direção regional de Cultura do Norte/Museu de Lamego.

Marques, M. A. F., Morujão, M.R.B., Saraiva, A.M.S. & Vaz, F. (2002). Museu de Lamego. Pergaminhos. Lisboa: IPM/Museu de Lamego.

Quina, Maria Antónia, Moreia, Rafael & Pessoa, José (2005). Tapeçarias Flamengas do Museu de Lamego, Lisboa: IPM [versão português].

Quina, Maria Antónia, Moreia, Rafael & Pessoa, José (2005). Tapeçarias Flamengas do Museu de Lamego. Lisboa: IPM [versão inglês].

Ribeiro, Agostinho (coord). (1998). Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: IPM/Museu de Lamego [versão português].

Ribeiro, Agostinho (coord). (1998). Museu de Lamego. Guide. Lisboa: IPM/Museu de Lamego [versão inglês].

– Catálogos
PESSOA, José, PESSOA, Georgina Pinto e VAQUERO, Manuela (2014). Viagem ao Oriente. Lamego: DRCN/Museu de Lamego [disponível em:http://bit.ly/CatExpViagemOriente].

BRAGA, Alexandra (coord.) (2014). A Sé de Lamego no Museu. Lamego: DRCN/Museu de Lamego [disponível em: http://bit.ly/MLcatalogoEXP].

GREY, Michael et als. (2013). Caminhos do Ferro e da Prata. Linhas do Douro e do Minho. Lamego: DRCN/Museu de Lamego.

RIBEIRO, Agostinho (coord.) (1998). Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: IPM/Museu de Lamego [versão português].

RIBEIRO, Agostinho (coord.) (1998). Museu de Lamego. Guide. Lisboa: IPM/Museu de Lamego [versão inglês].

– Atas
SEBASTIAN, Luís e BRAGA,Alexandra (coord.) (2014). Atas das 2as Conferências do Museu de Lamego/CITCEM. DRCN/Museu de Lamego [disponível em: http://bit.ly/Atas2MLCITCEM].

SEBASTIAN, Luís e BRAGA, Alexandra (coord.) (2013). Atas das 1as Conferências do Museu de Lamego /CITCEM. História e Património no/do Douro: Investigação e Desenvolvimento. Lamego: DRCN/Museu de Lamego [disponível em: http://bit.ly/1gPJD24].

SARAIVA, Anísio Miguel de Sousa (coord.) (2013). Espaço, Poder e Memória. A Catedral de Lamego séculos XII a XX. Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa/ DRCN/Museu de Lamego [disponível em: http://bit.ly/1url4xe].

– Publicações periódicas
PESSOA, Georgina (2015). Inventa MUSEU – Revista da Secção de Inventário do Museu de Lamego. Lamego: DRCN/Museu de Lamego [disponível em:http://bit.ly/INventaMUSEU1].

FALCÃO, Alexandra Isabel (dir.) (2014). Conhecer Conservar Valorizar. Cadernos. Nº 1. Lamego: DRCN/Museu de Lamego [disponível em: http://bit.ly/CCVcaderno1].

Como chegar:
De carro: A24, saída Lamego
Comboios: Régua (ligação por autocarro até Lamego) – Porto
Autocarros urbanos: Porto – Campo 24 de Agosto, Fátima, Coimbra, Viseu; Expressos: Viseu-Coimbra-Lisboa; Viseu-Aveiro-Porto-Braga-Guarda-Covilhã; Régua-Armamar-Moimenta-Viseu-Coimbra-Lisboa

Localização:

Latitude: 41.097293
Longitude: -7.80623

Largo de Camões, 5100-147 Lamego, Lamego Portugal
Informação Útil:

Horário
Segunda a Domingo. Encerrado ao público nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 8 de setembro (feriado municipal) e 25 de dezembro. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Preço
3€

Ver Descontos e Isenções

Contactos:

Tel: 254 600 230

Email:

Website: