Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães situa-se na freguesia de Mire de Tibães, no concelho e distrito de Braga. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944, estando afeto à Direção Regional de Cultura do Norte.
Em finais do século XI, foi fundado o Mosteiro de São Martinho de Tibães, de observância beneditina, no qual os monges seguiam as regras – silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho – prescritas por São Bento de Núrsia.
Em 1110, os condes D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, doaram a Tibães as terras adjacentes ao Mosteiro e outorgam-lhe a Carta de Couto.
O Mosteiro cresceu em privilégios e poder até ao século XIV sendo, após o Concílio de Trento, em 1567, escolhido para Casa-mãe da Congregação de São Bento dos Reinos de Portugal, com 22 mosteiros em Portugal e 13 no Brasil. Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII, após ter sido transformado num dos maiores conjuntos monásticos do Portugal barroco e num importante centro produtor e difusor de culturas e estéticas, lugar de exceção do pensamento e arte portuguesas.
O Mosteiro é constituído pela igreja, alas conventuais e espaço exterior – a cerca. O edifício que hoje existe foi construído ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX. Com uma arquitetura funcional, apresentava nesse tempo uma clara separação entre as áreas de oração, trabalho, lazer, comunicação com o exterior, zonas ocupadas pela comunidade residente e outras, reservadas para o uso como Casa-mãe da Congregação.
Em 1833/ 34, com a extinção das Ordens Religiosas, o Mosteiro foi encerrado, os seus bens inventariados e postos à venda, exceto a igreja, o passal e uma zona conventual que, continuando propriedade do Estado Português, ficaram em uso paroquial.
Em 1986, o Estado Português, perante a degradação e delapidação deste património nas décadas anteriores, adquire-o, iniciando a sua recuperação com estudos, registos e limpezas que viabilizaram os projetos de restauro que se seguiram.
Mantendo os usos associados à Paróquia de Mire de Tibães, duas novas valências foram implementadas: a cultural, associada ao conceito internacional de Museu Monumento e Jardim Histórico, que permite percorrer, ver e sentir os espaços e os seus tempos; e a de acolhimento, onde a intervenção de recuperação do séc. XXI, adaptou a parte do edifício mais arruinada às necessidades duma comunidade religiosa da Família Missionária Donum Dei, com as valências de hospedaria e do restaurante L’Eau Vive.

Serviço de Educação
Organiza e executa diversas atividades educativas orientadas para todos os públicos, procurando dar a conhecer o Mosteiro de uma forma lúdica e pedagógica. Tem um programa de atividades onde, mediante marcação, é possível realizar visitas guiadas contextualizando o uso do Mosteiro pelos monges beneditinos, assistir a peças de teatro de marionetas, observar aves e anfíbios ou desfolhar milho nos campos. É possível visitar livremente o Mosteiro com o apoio dos audioguias.

Loja
Funciona no horário do Mosteiro
Produtos: livros, sabonetes, material didático, réplicas de peças, linhos, produtos da marca Sabores Beneditinos®

Acessibilidades
Elevador
Sanitário para pessoas com mobilidade reduzida

Transportes
Transportes Urbanos de Braga, linhas 50 e 90
41o33’29.71” N | 8o28’41.97”O

Localização:

Latitude: 41.555676
Longitude: -8.478957

Rua do Mosteiro nº 59, 4700-565 Mire de Tibães, Braga Portugal
Informação Útil:

Dias de Abertura
Horário de verão (abril a outubro): 10h – 19h Horário de inverno (novembro a março): 10h – 18h

Horário
Aberto de terça-feira a domingo Encerrado à segunda-feira e nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio 24 de junho e dia de Natal

Preço
Bilhete normal € 4,00

As visitas guiadas em grupo estão sujeitas a marcação prévia, sendo atempadamente confirmadas, consoante a disponibilidade.

Cerca Conventual 1,50 €

Descontos e Isenções

Contactos:

Tel:253622670
Tel:253623950

Email:

Website: