Vilar de Frades: Restauro de retábulo em curso

Com um investimento superior a 28 mil euros, decorrem os trabalhos de conservação, restauro e montagem de um retábulo pertencente à Igreja do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos.

Trata-se de um retábulo de estilo barroco nacional, de finais do séc. XVII, resgatado do conjunto de elementos artísticos armazenados no imóvel desde meados do século passado, e que já foram, em grande parte, recolocados na igreja.

O estudo e análise de um conjunto de peças soltas resultou na reconstrução desta estrutura retabular. O altar encontrava-se em muito mau estado de conservação, evidenciando perdas extensas.

Os trabalhos em curso correspondem a uma 1ª fase que tem como objetivo principal a preservação e o resgate desta peça com interesse patrimonial, repondo-a no seu local original, a capela de Nª Sª da Anunciação da nave da igreja.

A intervenção foi adjudicada, pela Direção Regional de Cultura do Norte, à empresa Arte e Talha, Conservação e Restauro Unipessoal, Ldª, pelo valor total de 28.595,45 €, com um prazo de execução de 90 dias.

Esta ação faz parte da Operação Mosteiros a Norte, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e comparticipada pelo Programa Operacional Norte 2020, a qual visa dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado já anteriormente realizadas nos mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades.

banner norte 2020
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos