Portugal representado no DEMHIST

António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, acaba de ser eleito para o DEMHIST - International Committee for Historic House Museums (Comité Internacional para Casas Históricas e Casas-Museu), do ICOM, representando Portugal neste órgão.

A Assembleia Geral do DEMHIST, na qual foram apresentados os novos membros, teve lugar ontem à tarde, em Paris, com participação por videoconferência. A nova direção, cujo mandato vai decorrer entre 2021 e 2023, é composta por 10 elementos, oriundos da Holanda, Espanha, Itália, França, República Checa, Estados Unidos da América, Israel, Japão e Portugal.

O DEMHIST é um fórum internacional para o debate de problemas e soluções relacionados com a conservação e administração de museus de casas históricas. Um dos objetivos do comité é criar um sistema de classificação metodológica para os inúmeros tipos de museus de casas históricas, visando ajudar os profissionais na melhor compreensão dos locais históricos e na definição eficiente da sua missão e objetivos, política de conservação, gestão, segurança e comunicação entre esses profissionais e o público. Portugal já anteriormente esteve representado neste Comité através das participações de Maria de Jesus Monge e Elsa Rodrigues.

Este comité faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organização mundial dos museus e dos profissionais de museus. O ICOM dedica-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Com mais de 35 000 membros em 135 países, a rede do ICOM é formada por profissionais que abarcam um grande leque de disciplinas relacionadas com os museus e o património.

O ICOM é uma organização não-governamental (ONG), que mantém uma relação formal com a UNESCO e tem estatuto de órgão consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Nota Curricular

Natural de Mindelo (Vila do Conde), António Ponte (1970) é Diretor Regional de Cultura do Norte desde 2013, tendo sido diretor do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, entre 2009 e 2012. Desenvolveu grande parte da sua carreira museológica no Museu de Vila do Conde (de 1994 a 2009, e também entre 2012-2013), tendo estado ligado a diversas intervenções no domínio da museologia, das quais se destacam a Alfândega Régia – Museu da Construção Naval / Nau Quinhentista e a renovação da Casa de José Régio.

Doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense (1993), tendo frequentado, no mesmo ano, uma Pós-Graduação em Museologia na FLUP. Regressaria mais tarde à FLUP para completar o Mestrado em Museologia (2007) com uma tese sobre o tema das Casas-Museu.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos