Pintura mural na raia transmontana no século XVI

Já está disponível o número 9 da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE». “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” identifica, descreve e carateriza - formal e tecnicamente - 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.

Distribuídos por 4 concelhos – Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo -, com paralelos formais e estilísticos na “raia” espanhola, o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as “oficinas”, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular tão marcante da “raia” transmontana de século XVI, constituindo-se hoje como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha.

A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também a publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimedia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores.  

A publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vem complementar duas publicações já anteriormente editadas nesta Coleção: o segundo número versa sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; enquanto o quarto número é dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto PATCOM – Património em Comum, numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e a Direção-Geral de Património da Junta de Castilla y León, o qual visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

Consultar versão digital da publicação: https://bit.ly/2UuoxmD

Levantamento das igrejas com pinturas murais a fresco:  https://bit.ly/3wm6GvF

Sobre a Coleção Património a Norte

Edição da Direção Regional de Cultura do Norte, PATRIMÓNIO A NORTE é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente online.

Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN.

A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos