No Centenário de Nadir Afonso

Assinala-se amanhã o Centenário de Nascimento de Nadir Afonso. Para comemorar a data, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, apresenta uma exposição evocativa com curadoria de Maria do Mar Fazenda.

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso vai receber a exposição “NADIR AFONSO, ENTRE O LOCAL E O GLOBAL”, no próximo dia 4 de dezembro, data comemorativa do Centenário de Nascimento do Mestre Flaviense.

Este primeiro momento expositivo contempla duas linhas temporais, propondo um olhar retrospetivo sobre a arte de Nadir, com a apresentação de uma cronologia da vida e obra do Mestre e uma seleção de obras pertencentes ao património artístico municipal, e ao espólio em depósito no MACNA, por protocolo com a Fundação Nadir Afonso.

Partindo do traçado de uma panorâmica sobre a vida e obra de Nadir Afonso, é apresentado um percurso por obras representativas dos seus vários períodos e de produção em várias frentes: a Arte, a Arquitetura, e a Teoria.

Com a curadoria de Maria do Mar Fazenda, a exposição tem como guião um artigo que Nadir escreveu, em 2007, para o Jornal de Letras, Artes e Ideias, “Local e universal”, cujo título inspirou a nomeação do programa comemorativo. Este texto, escrito na primeira pessoa, segue um olhar retrospetivo, que parte do presente, mas também pressente um futuro.

Ao longo de um ano, a sua obra será ponto de partida de exposições, conferências, ateliers, visitas orientadas e outros encontros. A exposição estará patente ao público até dia 6 de dezembro de 2021, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Esta iniciativa conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos