Intervenção de restauro em curso

Encontram-se em curso os trabalhos de conservação e restauro do retábulo de Nossa Senhora dos Remédios, da Concatedral de Miranda do Douro. A intervenção deverá estar concluída no prazo de 150 dias.

Trata-se de uma estrutura retabular maneirista, fruto de uma encomenda do Cabido da Sé ao escultor e pintor mirandês Manuel Marcos, no ano de 1650. Terá sido ele o autor das pinturas das suas edículas laterais, alusivas à vida da Virgem. Já a execução da talha da tribuna central foi entregue, em 1681, ao escultor Francisco Lopes Matos, de Viseu.

O conjunto encontra-se em mau estado de conservação, apresentando, genericamente, lacunas e perdas provocadas pelo ataque de insetos xilófagos, elementos de talha em destacamento e em falta, resultante da degradação das cavilhas metálicas, extensas áreas de madeira mais recente, sem revestimento dourado ou policromado, decorrentes de restauros
anteriores, e uma considerável acumulação de sujidade.

Os trabalhos em curso visam a preservação do conjunto, preconizando-se uma intervenção de conservação e restauro que envolve a sua desmontagem para adequado tratamento em oficina.

A intervenção de conservação e restauro do retábulo de Nossa Senhora dos Remédios, da Concatedral de Miranda do Douro, foi adjudicada, pela Direção Regional de Cultura do Norte, à empresa Alexandre Maniés – Conservação e Restauro, unipessoal Lda., pelo valor de 38.275,00€ (40.571,50€ com IVA), e com um prazo de execução de 150 dias.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos