Estreia do espetáculo «Ver»

A composição musical «Ver», pelo Oniros Ensemble, estreia no próximo dia 22 de outubro, pelas 21h30, no Teatro de Vila Real, por encomenda do Projeto Nortear. Entrada livre, sujeita à capacidade da sala.

Trata-se de uma encomenda no âmbito do projeto Nortear, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, Junta da Galiza e Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal Galiza, tendo por base o conto homónimo vencedor da IV edição do Prémio Literário Nortear.

A criação sonora com forte inspiração na história “Ver”, de Sara Brandão, baseia-se em determinados eventos chave da vida Alfredo, personagem principal. Alfredo nasceu invisual e o seu caminho toma um rumo inesperado quando decide fotografar a cidade com uma câmara pertencente a seu pai. A personagem criada por Sara Brandão, numa narrativa simples, mas verdadeira, confronta-nos com aspetos essenciais da vida e a cegueira de Alfredo serve de metáfora para expor certas formas de vida.

Esta metáfora inspirou sem dúvida a equipa criativa do espetáculo, que estabeleceu desde o início o formato de instalação-concerto. O intuito é o de explorar a imprevisibilidade dos eventos musicais por intermédio da interatividade dos músicos com o meio eletrónico, onde a música se vai construindo passo a passo ou apalpadela a apalpadela.

Para tal, a obra foi concentrada numa instrumentação base constituída por violino, clarinete, trombone e eletrónica. Esta instrumentação oferece um registo alargado, explorando assim sonoridades graves e agudas. O facto de serem de famílias díspares de instrumentos possibilita uma maior exploração tímbrica.

O espetáculo de apresentação da obra decorre no dia 22 de outubro, no Teatro de Vila Real, com entrada livre, sujeita à capacidade da sala.

ONIROS ENSEMBLE

Há quem diga que o sonho comanda a vida. E que sonhar permitiu ao Homem projetar o futuro. Mas também encontramos nos sonhos a matéria dos sons. Essa quinta-essência que nos escapa, como o presente, e nos incita a sonhar o futuro.

Uma formação de música contemporânea, eclética e de geometria variável que procura dedicar-se a um repertório contemporâneo e à música de jovens compositores.

Ângela da Ponte: composição / eletrónica

Edmundo Pires: violino

Luís Santos: clarinete

Rafael Badajós: trombone

Pedro Pires Cabral: desenho de luz

Paulo Araújo: design gráfico

Promotor: Direção Regional da Cultura do Norte

Produção: Teatro de Vila Real

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos