Conferências do Museu de Lamego | CITCEM

Atas das Conferências «Misericórdias no Douro: História, Arte e Património», a pretexto da celebração dos 500 anos da fundação da Misericórdia de Lamego, já estão disponíveis online.

Já se encontra disponível a publicação das atas da 6.ª edição das conferências do Museu de Lamego | CITCEM, que em 2019 tiveram como tema as Misericórdias no Douro: História, Arte e Património, a pretexto da celebração dos 500 anos da fundação da Misericórdia de Lamego.

Com a edição das atas, fecha-se um ciclo de atividades inseridas no âmbito do programa do Museu de Lamego, «Instituição Convidada», que teve início, em 2019, com a Santa Casa da Misericórdia de Lamego.

Constituindo um dos eixos da programação levada a efeito pelo Museu de Lamego, entre abril e outubro desse ano, a parceria esteve na origem da exposição «Misericórdia de Lamego. 1519-2019» e numa nova fase da campanha de fundraising Conhecer, Conservar, Valorizar», destinada à intervenção de conservação e restauro de duas esculturas quinhentistas, figurando o Senhor atado à coluna e o Ecce Homo, da coleção do museu, mas provenientes da primitiva igreja da Misericórdia de Lamego.

Com esse objetivo, as duas Instituições reuniram-se na organização do jantar de aniversário do museu e numa marcha, com fins mecenáticos, que tornaram possível, em tempo recorde, reunir a verba necessária para o tratamento proposto, tornando possível a sua apresentação ao público, no contexto da exposição.

Em outubro, as VI Conferências do Museu de Lamego – CITCEM, dedicadas à história, arte e património das Misericórdias do Douro, permitiram alastrar o âmbito do estudo sobre a Misericórdia de Lamego a todo o território do Douro, em benefício de uma perspetiva contextualizada desta Instituição.

Num volume formado por nove artigos, distribuídos ao longo de 206 páginas, a edição das atas é o resultado de um debate que se quis alargado, geográfica e tematicamente, sobre esta Instituição, com contributos relacionados com a vocação assistencial e caritativa, que esteve na base da fundação das Irmandades da Misericórdia, os seus beneméritos e o papel do mecenato artístico, como meio de afirmação no domínio espiritual, e com o vasto património das Misericórdias, no que respeita à sua gestão e salvaguarda.

Realizadas, as conferências, com o apoio do Município de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e Casa de Santo António de Britiande, a publicação das respetivas atas foi possível com a colaboração da Liga dos Amigos do Museu de Lamego.

Deixando o juízo da obra aos seus leitores, de recordar a atribuição do prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia) 2020, à parceria desenvolvida entre Museu de Lamego e Misericórdia de Lamego.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos