Conferências do Museu de Lamego | CITCEM

Atas das Conferências «Misericórdias no Douro: História, Arte e Património», a pretexto da celebração dos 500 anos da fundação da Misericórdia de Lamego, já estão disponíveis online.

Já se encontra disponível a publicação das atas da 6.ª edição das conferências do Museu de Lamego | CITCEM, que em 2019 tiveram como tema as Misericórdias no Douro: História, Arte e Património, a pretexto da celebração dos 500 anos da fundação da Misericórdia de Lamego.

Com a edição das atas, fecha-se um ciclo de atividades inseridas no âmbito do programa do Museu de Lamego, «Instituição Convidada», que teve início, em 2019, com a Santa Casa da Misericórdia de Lamego.

Constituindo um dos eixos da programação levada a efeito pelo Museu de Lamego, entre abril e outubro desse ano, a parceria esteve na origem da exposição «Misericórdia de Lamego. 1519-2019» e numa nova fase da campanha de fundraising Conhecer, Conservar, Valorizar», destinada à intervenção de conservação e restauro de duas esculturas quinhentistas, figurando o Senhor atado à coluna e o Ecce Homo, da coleção do museu, mas provenientes da primitiva igreja da Misericórdia de Lamego.

Com esse objetivo, as duas Instituições reuniram-se na organização do jantar de aniversário do museu e numa marcha, com fins mecenáticos, que tornaram possível, em tempo recorde, reunir a verba necessária para o tratamento proposto, tornando possível a sua apresentação ao público, no contexto da exposição.

Em outubro, as VI Conferências do Museu de Lamego – CITCEM, dedicadas à história, arte e património das Misericórdias do Douro, permitiram alastrar o âmbito do estudo sobre a Misericórdia de Lamego a todo o território do Douro, em benefício de uma perspetiva contextualizada desta Instituição.

Num volume formado por nove artigos, distribuídos ao longo de 206 páginas, a edição das atas é o resultado de um debate que se quis alargado, geográfica e tematicamente, sobre esta Instituição, com contributos relacionados com a vocação assistencial e caritativa, que esteve na base da fundação das Irmandades da Misericórdia, os seus beneméritos e o papel do mecenato artístico, como meio de afirmação no domínio espiritual, e com o vasto património das Misericórdias, no que respeita à sua gestão e salvaguarda.

Realizadas, as conferências, com o apoio do Município de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e Casa de Santo António de Britiande, a publicação das respetivas atas foi possível com a colaboração da Liga dos Amigos do Museu de Lamego.

Deixando o juízo da obra aos seus leitores, de recordar a atribuição do prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia) 2020, à parceria desenvolvida entre Museu de Lamego e Misericórdia de Lamego.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos