Apresentação do projeto “Circum-navegando… do local ao global”

A cerimónia de apresentação oficial do projeto “Circum-navegando… do local ao global” está agendada para o próximo sábado, dia 10 julho, pelas 16 horas, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

A cerimónia de apresentação oficial do projeto “Circum-navegando… do local ao global” está agendada para o próximo sábado, dia 10 julho, pelas 16 horas, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, contando com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte.

Comissariado pelos Professores Amélia Polónia e Amândio Barros, o projeto é desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte e pela Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, fazendo parte do Programa Oficial de Comemorações, com o apoio dos municípios de Caminha, Espinho, Esposende, Matosinhos, Ponte da Barca, Porto, Póvoa de Varzim, Sabrosa, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

O projeto integra várias atividades, sendo de destacar a exposição polinucleada, composta por diferentes exposições individuais, articuladas pelo mesmo conceito e concebidas em termos de complementaridade e interconexão das localidades que as acolhem. Para isso, a conceção da exposição teve em consideração o que se conhece do perfil, passado e presente, dos municípios envolvidos; perfil económico; políticas públicas de memória coletiva e gestão de património, procurando criar uma articulação complementar frutuosa entre todos os envolvidos.

No dia 10 julho, serão inauguradas as exposições em Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Póvoa de Varzim, decorrendo as restantes aberturas ao público até agosto.

EXPOSIÇÕES

– «Fronteiras de água. Articulações peninsulares. O contrabando como espaço de comunicação transfronteiriça e transimperial». Caminha

– «Cruzar o Oceano. Articular continentes. Modelos de arquitetura e urbanismo em circulação». Viana do Castelo

– «Patrimónios emersos e submersos. Do Local ao Global». Esposende

– «Navegar o Oceano. Comunidades marítimas supranacionais. Memórias, identidades e representações». Póvoa de Varzim

– «Transferir saberes através dos Oceanos: a construção naval». Vila do Conde

– «Sacralizar experiências. Diáspora, práticas e sociabilidades religiosas». Vila Nova de Gaia

– «As economias do mar. A indústria conserveira». Matosinhos

– «Fernão de Magalhães e Sebastian del Cano: Navegando diferentes Oceanos». Ponte da Barca

– «Redes de cooperação a uma escala global. As redes magalhânicas». Sabrosa

A iniciativa “Circum-navegando… do local ao global” contempla ainda a publicação de um catálogo coletivo e um website dedicado ao projeto que serão, oportunamente, divulgados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos