Notícias
17 Jan. 2019 Visitas guiadas à Instalação Instrumentos A Casa das Artes promove a realização de visitas guiadas à Instalação Instrumentos de Manuel Horta. Inscrições a decorrer. Evento
Visitas guiadas pelo autor à Instalação «Instrumentos» de Manuel Horta: dias 26 janeiro, 1, 9 e 16 de fevereiro, às 17h00. Pretende-se, com a realização destas visitas guiadas, dar a conhecer os processos ancestrais de produção de carvão vegetal, em contraponto com os atuais, bem como os processos de fabrico de cerâmica em roda lenta.

Inscrições: momelo@culturanorte.gov.pt 
As inscrições devem ser feitas até às 12h30 do último dia útil anterior ao da visita. As visitas decorrem com um número mínimo de 7 adultos (menores devem ser acompanhados por adultos)


Instrumentos é uma instalação resultante de um processo artístico que pesquisa diferentes métodos de produzir carvão vegetal. Sendo o carvão uma fonte de energia ancestral e objeto de comércio é também um instrumento no contexto das artes plásticas. O processo de produzir carvão vegetal por combustão lenta e controlada da madeira pode ser um meio de cozer cerâmica. O autor explora diferentes meios e materiais como desenho, fotografia, vídeo, áudio, meios digitais, cerâmica, gesso, carvão vegetal, papel, plástico e objeto construído in situ.

Patente ao público na Casa das Artes, no Porto, até 19 de fevereiro. Entrada livre.


Nota Biográfica
Manuel Horta nasceu em Almada em 1970. Realizou o Curso de Mestrado em Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Curso de Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, na Faculdade de Belas Artes da
Universidade do Porto.
Cria, desenvolve e apresenta projetos artísticos regularmente desde 1993. Participação em exposições coletivas e eventos artísticos.
Desenvolve a atividade artística e de docência/ formador em projetos de intervenção comunitária e em escolas do ensino público.