Notícias
19 Set. 2019 Tongobriga oferece experiência arqueológica a todos os visitantes Inauguração da Oficina Pedagógica do Centro Interpretativo de Tongobriga, dia 27 setembro, pelas 10h30, no Marco de Canaveses.


A Oficina Pedagógica do Centro Interpretativo de Tongobriga será inaugurada, no próximo dia 27 de setembro, pelas 10h30, na Estação Arqueológica do Freixo, em Marco de Canaveses. 

Este projeto pretende dotar aquele espaço de instrumentos complementares à exposição Mudar de Vida, de forma a proporcionar aos visitantes da Área Arqueológica do Freixo, uma experiência mais rica e diversificada, vivenciando todos os aspetos relacionados com a investigação arqueológica, nomeadamente a recolha, o registo e a interpretação dos vestígios arqueológicos.

O projeto contempla dois espaços distintos:

·         Um espaço exterior onde foram construídas réplicas de estruturas e contextos arqueológicos, sendo possível ao visitante efetuar uma escavação arqueológica simulada, recolhendo e registando todas as réplicas dos vestígios arqueológicos aí depositados, vestígios de estruturas e artefactos que vão da Idade do Ferro ao Período Medieval;

·         Um espaço dentro do Centro Interpretativo onde o visitante, além da análise e interpretação dos vestígios e registos recolhidos no campo, tem contacto com conteúdos expositivos que procuram explicar as diversas fases do trabalho arqueológico, nomeadamente a recolha, o registo e a análise dos vestígios arqueológicos. 

Além destes conteúdos expositivos, o visitante pode tomar contacto com os instrumentos de trabalho e os materiais recolhidos nas escavações, bem como os registos de campo originais, realizados ao longo dos 40 anos de trabalho de campo em Tongobriga, numa perspetiva de visualização de todas as tarefas realizadas na Área Arqueológica do Freixo, culminando as mesmas na produção dos conteúdos expositivos do Centro Interpretativo de Tongobriga.

A organização das tarefas da Oficina Pedagógica serão estruturadas de acordo com os diferentes grupos-alvo de visitantes de Tongobriga, contemplado atividades infanto-juvenis, para grupos escolares ou famílias e atividades só para adultos.