Notícias
21 Out. 2019 Teatro Art’Imagem na Casa das Artes A Casa das Artes acolhe a apresentação de «Os Anos que Abalaram o (Nosso) Mundo!» pelo Teatro Art’Imagem, dias 8, 9 (21h30) e 10 (16h00) de novembro. Evento
Os Anos que Abalaram o (Nosso) Mundo!
Crónicas e Cenas do 25 de Abril
110ª Criação | 2019
 
"Acorda, acorda, há uma revolução!”. É assim que José M, personagem desta peça, toma conhecimento do 25 de Abril, pela manhã. A sua resposta ainda ensonado, parece insólita. "Não me chateies, deixa-me dormir!”. Um "diário” dos acontecimentos que a cidade e o país viveram nos primeiros dias da revolução, interpretado por quatro atores a partir das memórias de José M, reunindo em si a súmula de um conjunto de pessoas reais e ficcionais que viveram intensa e vertiginosamente os dias iniciais que abalaram e transformaram indelevelmente o nosso mundo. A escrita da peça é um "compromisso artístico-teatral”, alicerçada em factos históricos reais e ficcionais. 
 
É a segunda incursão à trilogia "A Identificação de um (o meu) País!” depois de em finais de 2017 se ter estreado o primeiro espetáculo "O Fascismo (Aqui) nunca Existiu!". 
 
Não sendo apenas um espetáculo sobre a memória, a perceção hoje de uma vida vivida, física ou efetivamente, é também sobre a história de um país, de uma persona que carrega em si características de diversas personagens, abordando factos precisos e acontecimentos reais, opiniões, perceções, testemunhos, a nível pessoal, político, social e cultural. Não se confundindo, os dois conceitos alicerçam-se porém em acontecimentos do passado, recordados hoje. Assim, várias camadas de realidade e ficção se entrelaçam quando são evocados acontecimentos, factos passados, na tentativa de compreensão do presente através da inscrição e conhecimento vivenciado ou tendo tomado conhecimento deles através de variados meios de divulgação.
 
Texto, Dramaturgia e Encenação José Leitão Assistente de Encenação Daniela Pêgo Interpretação Daniela Pêgo, Susana Paiva, Patrícia Garcez e Luís Duarte Moreira Música Rui David Figurinos Luísa Pinto Movimento Costanza Givone Desenho de Luz e Vídeo André Rabaça Espaço Cénico José Leitão e José Lopes Produção Sofia Leal Fotografia Paulo Pimenta Design Gráfico Sofia Carvalho
 
M/12
120 (aproximadamente)