Notícias
04 Jun. 2019 Seminário de História Religiosa 2019 «Rota das Catedrais a Norte: Entre o espaço de culto e o espaço de cultura» é uma das conferências previstas e será apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte.


O Seminário de História Religiosa 2019, organizado pelo CEHR.Porto, será subordinado ao tema "Catedrais, Cabidos e Capitulares: Um longo percurso institucional e cultural”.

Estruturas por excelência de representação e aglutinação das comunidades e dos espaços diocesanos, as Catedrais revestiram-se ao longo dos séculos de um estatuto muito amplo e diversificado. Do religioso e espiritual ao arquitetónico e estético, passando pelo político, institucional e económico, as múltiplas dimensões da Igreja Mãe da diocese atraíram sempre um enorme interesse, tanto do ponto de vista do estudo científico, como no que respeita ao seu potencial cultural e turístico. Neste contexto, transformaram-se em instituições muito vivas, em permanente processo de ajustamento e adaptação às mudanças eclesiásticas e litúrgicas e às alterações das sensibilidades e gostos artísticos que os séculos promoveram. Não menos enriquecedor tem sido o conhecimento crescente sobre os cabidos diocesanos e os seus membros. Instituições e personalidades incontornáveis da História de Portugal, desde a sua fundação, e, em particular, da realidade eclesiástica, cabidos e cónegos manifestaram, por regra, um significativo dinamismo na construção do perfil religioso e cultural das dioceses. Intimamente relacionados, desde muito cedo, com a gestão e manutenção das sedes catedralícias, parece-nos fazer pleno sentido que todas estas temáticas se associem e sejam abordadas no Seminário de História Religiosa de 2019.

Por conseguinte, o Ciclo 2019 deste Seminário será constituído por 10 sessões que terão lugar de fevereiro a julho (seis sessões) e de setembro a dezembro (quatro sessões), na terceira segunda-feira de cada mês (à exceção das sessões de abril e dezembro, conforme indicado), entre as 18h00 e as 20h00. A entrada é livre (não carece de inscrição), sendo estas destinadas não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nas matérias propostas à reflexão.

Data Tema Investigador(es) palestrante(s)
18 de fevereiro A documentação medieval do cabido e o estudo da canónica portucalense Maria João Oliveira e Silva (CITCEM-UP)
18 de março O "cabido" do papa: Bispos, cardeais e clero urbano em Roma, entre os séculos XI e XII Francesco Renzi (CEHR-UCP; CITCEM-UP)
29 de abril A construção de uma catedral no nosso tempo": O caso da Sé de Bragança João Alves da Cunha (CEHR-UCP)
20 de maio O recrutamento do Cabido da Sé de Lisboa (séculos XII-XV): Um laboratório para o estudo dos poderes no Portugal medievo Mário Farelo (IEM-NOVA FCSH; CEHR-UCP; CHUL- FLUL-UL)
17 de junho Rota das Catedrais a Norte: Entre o espaço de culto e o espaço de cultura Direção Regional de Cultura do Norte
8 de julho O restauro das Catedrais portuguesas nos séculos XIX e XX: Conceitos e práticas Lúcia Rosas (FLUP; CITCEM-UP)
16 de setembro Ilustres e ilustrados: Para um estudo das dignidades capitulares letradas e autorais da Sé de Lamego, no século XVIII Nuno Resende (FLUP; CITCEM-UP)
14 de outubro Cónegos e Dignidades da Sé do Porto (1625-1772): Elementos para uma história social Hugo Ribeiro da Silva (CEHR-UCP)
18 de novembro Reforma e Arquitetura. Arte edificatória e exortação cristã pré-tridentina no context diocesano de Évora Marta Oliveira (CEAU-FAUP)
9 de dezembro Nasoni e a Igreja Católica: Binómio entre trabalho e espiritualidade Giovanni Battista Tedesco (CEHUM - UMinho)
 
Quanto ao local onde se realizarão as sessões, e em virtude da temática eleita, o Cabido Portucalense associa-se ao CEHR-Porto na organização deste Seminário, desenrolando-se assim as respetivas sessões na "Casa do Cabido” (Terreiro da Sé – Porto). O CEHR-Porto conta ainda com o apoio do CITCEM-UP (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) na realização deste Seminário.