Notícias
30 Set. 2019 Santo Tirso: Exposição Encontros Austrália e Portugal de mãos dadas na nova exposição Encontros que está patente no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso. Evento
"Evocando a memória de Alberto Carneiro, que os reuniu pela primeira vez num dos simpósios de escultura, iniciados em Santo Tirso no ano de 1991, o escultor português Carlos Barreira e o escultor australiano Peter Rosman celebram 25 anos de amizade apresentando no Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) uma exposição conjunta.

Representados no parque escultórico da cidade com as obras Pedra Bulideira XXII (1993) e Canto (1993), estes escultores privilegiam, respectivamente, conceitos de matéria e movimento, essenciais na sua obra tal como Carlos Barreira evidenciou numa recente retrospectiva, realizada no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, e conceitos construtivistas, centrados no humano e no social, tal como Peter Rosman fez questão de evidenciar, em 2017, na Bienal de Veneza.

Partindo destes conceitos nucleares, Carlos Barreira e Peter Rosman trazem ao MIEC um conjunto de obras, criadas propositadamente para este evento e executadas em diversos materiais, que não só ilustram coerências de percursos e gramáticas escultóricas face a estes mesmos conceitos, como consolidam a imagem de dois criadores singulares, capazes de renovarem constantemente as suas aproximações à escultura". 

António Augusto Joel