Notícias
13 Mai. 2020 Reabertura total do Mosteiro de Tibães Após a reabertura da cerca, no passado dia 4, o Mosteiro de Tibães prepara-se agora para reabrir a totalidade dos seus espaços. Evento
O Mosteiro de Tibães, em Braga, irá reabrir ao público na próxima segunda-feira, dia 18, após encerramento temporário ao público em contexto de estado de emergência e de contingência por força da pandemia Covid-19.

Seguindo o plano de desconfinamento, emitido pelo Governo de Portugal, o Mosteiro de Tibães já havia reaberto a visita à cerca no passado dia 4, prosseguindo agora com a reabertura ao público da totalidade dos seus espaços.

Esta reabertura coincide com a comemoração do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema «Museus para a igualdade: diversidade e inclusão».

Os museus, os monumentos e outros espaços culturais têm um papel fundamental na sociedade. Para além da sua ação educativa e cultural, assumem-se hoje como importantes polos geradores de transformação social.

O desenvolvimento de vários projetos interdisciplinares e a realização de atividades dirigidas a vários tipos de público têm procurado diminuir as assimetrias sociais, promover a diversidade cultural e tornar estes espaços acessíveis e cada vez mais inclusivos.

Hoje, mais do que nunca, neste novo tempo de incerteza constante, os museus, os monumentos e os espaços culturais têm necessidade de se reinventarem para desenvolver, em segurança, um conjunto de experiências significativas para todos os cidadãos.

Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinada a gratuitidade de entrada em todos os Museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, incluindo o Mosteiro de Tibães, e o primeiro visitante (do dia 18 maio) será presenteado com uma oferta que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas.

PROGRAMA

Das 10h00 às 18h00

Visita livre ao edifício e à cerca
Filme - Mosteiro de São Martinho de Tibães: há três décadas aberto a tod@s!
Oficina de porta aberta:
- A conservação preventiva de uma peça do percurso museológico
- Trabalhos de restauro da pintura mural da capela de S. Bento da Cerca