Notícias
21 Jul. 2020 Projeto «Não Brinques com o Fogo» «Terra Queimada», da Astro Fingido, Associação Cultural, foi a proposta escolhida pelo Júri do Projeto piloto «Não Brinques com o Fogo». Evento
O espetáculo "Terra queimada”, da Astro Fingido, Associação Cultural, será apresentado nos lugares de Lomba (Gondomar), Aguiar de Sousa e Recarei (Paredes), nos próximos dias 26 e 27 de setembro, e 3 de outubro de 2020.

A iniciativa acontece no âmbito do projeto piloto "Não brinques com o fogo”, desenvolvido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte.

A Astro Fingido, Associação Cultural apresentou a proposta vencedora ao AVISO #2 ARTES PERFORMATIVAS – CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO AO AR LIVRE, tendo merecido uma escolha unânime por parte do júri que deixou ainda, em ata de decisão, uma menção ao projeto "O pastor”, da Associação Animódia, considerando-o muito interessante e de aplicação perfeita para territórios de montanha.

Com o AVISO #2 ARTES PERFORMATIVAS – CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO AO AR LIVRE concede-se apoio financeiro para a criação (conceção, execução e apresentação) de um espetáculo ao ar livre, multidisciplinar (no âmbito das artes performativas – circo contemporâneo, artes de rua, dança, música e teatro – podendo, de forma complementar, incluir as artes visuais), que estimule a mudança de atitudes e comportamentos de risco relativos aos incêndios rurais.

Recorde-se que este projeto da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais pretende ensaiar uma abordagem inovadora com o objetivo de promover a mudança de atitudes através da sensibilização das populações sobre a valorização da floresta e da conservação da natureza e as boas práticas na utilização do fogo para a gestão da vegetação e do território.