Notícias
22 Jan. 2019 O Ano Europeu do Património Cultural em Portugal A celebração do Ano Europeu do Património Cultural 2018 (AEPC 2018) em Portugal registou uma das maiores participações a nível europeu. Evento
Contabilizadas cerca de 1.500 iniciativas inscritas no programa nacional, com o envolvimento de mais de 150 municípios e a estimativa de cerca de 420.000 participantes nas atividades promovidas, o AEPC mobilizou centenas de organizações, públicas e privadas, de áreas muito distintas, em ações de sensibilização e de reflexão sobre o património cultural.

Do vasto conjunto de iniciativas realizadas destacam-se cerca de 440 visitas e rotas patrimoniais, 345 Encontros e Congressos, 270 exposições, 167 ateliers e 169 espetáculos. Destacam-se também cerca de 150 iniciativas promovidas pelos diferentes organismos do Ministério da Cultura, ao longo do ano, contando-se, entre estas, as Jornadas Europeias do Património, que tiveram lugar em setembro, com larga adesão em todo o território nacional e o Ciclo Dias do Património a Norte, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte.

O Ciclo Dias do Património a Norte decorreu entre abril e setembro, percorrendo a região Norte, com ações em Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança, Mogadouro e Alfândega da Fé. A Direção Regional de Cultura do Norte promoveu este Ciclo de eventos, apostando na descentralização e na oferta cultural disseminada pelo território, apresentando um projeto de turismo cultural inovador, agregador e atrativo, que utiliza como instrumentos fundamentais a programação cultural, o trabalho de mediação com as comunidades e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional. 

O AEPC criou muitos espaços de reflexão e discussão e possibilitou também o encontro de projetos e o estabelecimento de parcerias, que se prolongarão para além de 2018.

(Fonte: adaptado do texto original da DGPC)