Notícias
18 Set. 2019 Nortear promove Encontro de Ilustração «Nortear ilustrado San Simón» é um encontro de ilustradores, a decorrer nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na Illa de San Simón, em Vigo, em formato de residência artística, onde participarão dois jovens ilustradores portugueses – Fátima Bravo e Eduardo Porto.


Ao longo de três dias, os participantes deste evento desenvolverão uma programação extensa e variada, que inclui oficinas, palestras, serigrafia.
O material produzido no âmbito desta residência artística será reunido numa publicação conjunta e resultará, igualmente, numa exposição colectiva, a que se juntarão os materiais resultantes de futuras reuniões de ilustradores.

A iniciativa faz parte do projeto Nortear, cuja continuidade até 2021 está já assegurada, promovido pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha), pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal. 

Estas três entidades colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades, tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura e da criação artística em geral, em ambos os territórios, impulsionando a expansão e o conhecimento do tecido cultural/artístico, bem como estimulando dinâmicas de colaboração entre os agentes culturais deste espaço de cooperação, assumindo-se como um polo cultural, que se pretende de referência a nível europeu, no domínio da cooperação transfronteiriça na área cultural e criativa.

A operação NORTEAR II, aprovada em meados deste ano para execução em 2020/2021, mantém os objetivos e as ações do Nortear, tais como: prémio literário Nortear; criação artística transdisciplinar sob o mote da obra literária vencedora; conversas, tertúlias literárias Nortear; encontros, residências de criação artística; intercâmbio de obras literárias, publicações e/ou exposições Nortear. Amplia, ainda, a sua área de atuação à produção de rotas literárias e documentários sobre uma série de escritores galegos para integração na plataforma Escritores a Norte, criada pela Direção Regional de Cultura do Norte.