Notícias
28 Mai. 2019 Museus e Monumentos do Norte distinguidos Vários museus e monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte receberam o Certificado de Excelência do TripAdvisor 2019.


Vários museus e monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) receberam o Certificado de Excelência do TripAdvisor 2019, concedido apenas aos estabelecimentos com frequentes avaliações excelentes no portal TripAdvisor.

Foram distinguidos o Museu de Alberto Sampaio, o Museu dos Biscainhos, o Museu de Lamego, o Paço dos Duques, o Castelo de Guimarães, o Castelo de Santa Maria da Feira, o Mosteiro de Tibães, o Mosteiro de Arouca, o Mosteiro e Miradouro da Serra do Pilar, a Concatedral de Miranda do Douro, a Sé de Braga, a Sé de Lamego, a Sé do Porto, o Castelo de Bragança, a Ponte Fortificada de Ucanha e a Domus Municipalis de Bragança.

Os Certificados de Excelência do TripAdvisor agora distribuídos vêm confirmar a tendência crescente do número de visitantes nos museus e monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte. 

Em 2018, o total de visitantes registados nos monumentos e museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte ultrapassou, pela primeira vez, os 1,8 Milhões de visitantes, registando uma subida de 37,2% em relação ao período homólogo. A tendência ascendente mantém-se pelo 5º ano consecutivo.

Desde 2014, já se registaram cerca de 6,15 Milhões de visitantes no conjunto de museus e monumentos geridos por esta entidade, sendo que 3,5 Milhões de entradas foram assinaladas no grupo museológico composto pelo Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Museu do Abade de Baçal (Bragança).

Ciente da importância do dinamismo cultural para as economias locais, não só do ponto de vista turístico e civilizacional, mas também no que respeita ao incremento da atividade na restauração e alojamento, a DRCN tem vindo a promover uma série de atividades e iniciativas de promoção e divulgação dos seus museus e monumentos. 

Por outro lado, têm sido desenvolvidos vários projetos de conservação e restauro do património edificado, visando assegurar a preservação e valorização dos edifícios, sempre com o objetivo de os devolver às comunidades a que pertencem.   

São testemunho das várias atividades e projetos, o conjunto de operações no terreno e que, até 2020, irão assegurar intervenções em diferentes estruturas patrimoniais, com um investimento global de 11,5 Milhões de Euros, distribuído pelo território: Operação Castelos a Norte, Operação Mosteiros a Norte, Operação Rota das Catedrais a Norte, Operação Dias do Património, Operação Igreja de Santa Clara do Porto e Operação Vale do Varosa II.  

Sobre os Certificados de Excelência

Os vencedores do Certificado de Excelência, atribuídos desde 2011, distribuem-se nas categorias de alojamento, restaurantes e atrações em todo o mundo que proporcionaram continuamente a melhor experiência aos clientes/visitantes. 

O TripAdvisor usa um algoritmo próprio para determinar os vencedores do Certificado de Excelência. São levados em conta a qualidade, a quantidade e a menor antiguidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes no TripAdvisor num período de doze meses. Também são considerados o tempo de permanência dos estabelecimentos no site e a posição no ranking do Índice de popularidade. Para receber o Certificado de Excelência, o estabelecimento deve manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco). Além disso, precisa ter um número mínimo de avaliações e estar registado no TripAdvisor há, pelo menos, um ano.