Notícias
19 Nov. 2019 Igreja da Oliveira recebe jornadas dedicadas ao órgão histórico Jornadas para celebrar o órgão ibérico da Igreja da Oliveira: esta é a proposta para dezembro da Paróquia da Oliveira, em colaboração com o Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. O organista Nuno Mimoso assume a direção artística do evento. Evento
Durante o mês de dezembro, há visitas guiadas, concertos, masterclasses e missas acompanhadas pelo órgão que habita naquela igreja.

As visitas guiadas acontecem entre 4 e 6 do próximo mês. Iniciam no claustro do Museu e percorrem-no até chegar à igreja, onde os participantes poderão subir ao coro alto. Ali, poderão conhecer a história do órgão ibérico, para além de terem a oportunidade de assistirem a uma demonstração da máquina do órgão e de ouvirem breves peças musicais. As visitas são limitadas a 20 pessoas por grupo e custam 5 euros, sendo que acontecem às 10h00, às 14h30 e às 16h00.

Já no dia 7 realizam-se as masterclasses de organistas, às 10h00 e às 14h00, com o custo de 20 euros. Às 21h30 do mesmo dia acontece um concerto de coro e órgão, onde o instrumento assume lugar de destaque, com o custo de 1 euro. No dia seguinte, assinala-se o 6.º aniversário do restauro do órgão ibérico com outro concerto, com o custo do espetáculo do dia 7.

A participação nas atividades implica uma inscrição prévia obrigatória e a aquisição de bilhetes no Museu de Alberto Sampaio.