Notícias
04 Jun. 2019 Exposição «Bibliotecas no Espelho» em Montalegre Exposição «Bibliotecas no Espelho Norte de Portugal / Galiza – uma viagem pelo livro e pela literatura através das edições fac-símiles» está patente ao público, em Montalegre, no âmbito da XX Feira do Livro. Evento
Trata-se de uma mostra de obras fac-similadas, produzidas por alguns dos maiores vultos da literatura portuguesa e galega e representativas de grandes movimentos literários e culturais em ambas as regiões, desde o século XII, com origem no património literário comum da poesia galaico-portuguesa, à atualidade. A vereadora da educação, Fátima Fernandes, ao visitar a exposição, não escondeu o agrado pelo que observou.

Comissariada por Ana Araújo (Portugal) e Ignácio Cabano (Galiza), esta exposição reúne obras de Martin Codax, Bernardim Ribeiro, Camões, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, José Régio, Miguel Torga e Agustina Bessa Luís, entre outros. A exposição é promovida no âmbito do projeto Nortear, desenvolvido pela Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal, com o apoio do programa transfronteiriço Interreg, e através do qual as três entidades visam promover conjuntamente a cultura portuguesa e a galega, particularmente no que ao domínio da língua e literatura diz respeito.

(fotos: Município de Montalegre)