Notícias
31 Mai. 2019 Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio Decorreu, esta manhã, na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio. Evento A sessão contou as presenças das seguintes entidades parceiras neste projeto: Direção Regional de Cultura do Norte, Direção Regional de Cultura do Centro, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Vila do Conde e Câmara Municipal de Portalegre.

O programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio nasce da cooperação entre o Ministério da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, os Municípios de Vila do Conde, Coimbra e Portalegre, e o CER - Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde.

O grupo de trabalho, que ao longo dos quase dois anos de programação (até dezembro de 2020), será responsável pela criação e divulgação de um vasto programa de evocação da vida e obra de José Régio, tem o propósito de evocar a sua memória e ampliar o reconhecimento público da vida e obra de uma figura ímpar da cultura portuguesa.

De forma a criar uma identidade una a este projeto de evocação de José Régio, foi desenvolvida uma imagem gráfica que representa o projeto transversalmente em todo o País, reforçando a colaboração do grupo de trabalho.

Para a divulgação e promoção da vida e obra de José Régio e seu programa, será também lançado um sítio na internet onde será apresentada toda a programação ao longo do projeto – www.joseregio.org – tal como a execução do plano de comunicação transversal a todos os intervenientes. 

O programa agora apresentado, terá diversas iniciativas de cariz nacional e local, incluindo: 
- Exposições 
- Espetáculos (de teatro, música, cinema, performances) 
- Conferências
- um conjunto de iniciativas de rua – Régio na Rua
- um conjunto de iniciativas de envolvimento da comunidade escolar – Régio na Escola 
- Publicações - lançamentos editoriais, destacando-se a reedição de vários títulos da obra do autor e o lançamento de uma Agenda Perpétua de José Régio. 

Dossier de Imprensa de Apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio - download aqui