Notícias
15 Mai. 2019 DIM 2019: Entrada gratuita O Dia Internacional dos Museus será comemorado no próximo sábado, com entrada gratuita nos museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte. Evento
O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2019, e com base na proposta apresentada pelo ICOM, foi lançado o tema OS MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS: O FUTURO DA TRADIÇÃO.

Este ano, a NOITE DOS MUSEUS, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se também no sábado, 18 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras -, convidando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

Dada a importância destas datas para reforçar o objetivo dos museus de aprofundar a sua ligação com os visitantes e de envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural, determina-se que o dia 18 maio 2019, sábado, será de livre acesso aos museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, não havendo lugar à cobrança de bilhete.