Notícias
13 Dez. 2019 Concerto na Igreja Românica de Cedofeita Este evento está integrado no III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima «Caminho Português de Santiago». Evento
Concerto  Igreja Românica de Cedofeita
Ludus Danielis - o Drama Litúrgico de Daniel (Séc. XIII)
21 de Dezembro de 2019 - 21h30

Na Rota do Peregrino Ensemble
Mauricio Molina: Diretor artístico / percussão
Daniela Tomaz: Direção geral, flauta travessa e percussão
Jasmina Črnčič: Mezzo soprano / Rainha, Satrapae, Príncipe
Virginia Gonzalo García: Soprano / Sábio, Príncipe / Harpa medieval
Jorge Luís Castro: Barítono / Rei Balthasar
Enrique Morales: Tenor / Daniel, Príncipe / Cítola
Thiago Vaz Cruvinel: Tenor / Sábio, Príncipe
Raúl Lacilla Crespo Crespo: Gaita medieval, flauta e tamborim, frestel
Anja Kolarič: Fídula
Carme MampelJuncadella: Organetto

O Ludus Danielis é um drama litúrgico de princípios do século XIII baseado no livro bíblico de Daniel. A obra, compilada em latim por estudiosos da Catedral de Beauvais, para ser interpretada dentro da igreja durante a época de Natal, está escrita principalmente em versos com melodias para solistas, grupos de cantores e coro.

Ainda que Ludus Danielis esteja pensado para ser interpretado dentro da igreja, a obra possui uma construção poética elaborada, com corais festivos, que nos remetem ao mundo da ópera, sendo mesmo considerada a ópera mais antiga da História.

Neste programa, o Na Rota de Peregrino Ensemble apresenta a primeira parte de Ludus Danielis (Daniel na corte de Baltazar), com cantores solistas e pequeno coro, acompanhada por instrumentos musicais medievais (viela, cítola, instrumento, flauta transversal, flauta e tamborim, gaita de foles, harpa, sinos e percussões).

Ludus Danielis apresenta-se no idioma original em latim, com a pronúncia histórica (latim-francês do século XIII). A introdução de diferentes seções da obra será realizada em português, assim como se incluirá um texto escrito incluído no programa, onde se resumirá a ação e o texto poético das diferentes peças.

Apoio:
Paróquia São Martinho de Cedofeita
Direção Regional de Cultura do Norte