Notícias
14 Jun. 2019 Casa das Artes: Exposição «The trees all singing» Exposição individual de Filipa Tojal, com curadoria de Óscar Faria, inaugura dia 22 de junho, pelas 16h30, na Casa das Artes, Porto. Evento
"The trees all singing", exposição individual de Filipa Tojal, com curadoria de Óscar Faria.
De 22 Junho a 29 de Julho 2019
Inauguração: sábado, 22 de Junho, 16h30
 

O trabalho de Filipa Tojal desenvolve-se a partir do entendimento da pintura como um campo expandido, que ora acolhe o exterior - a luz, a paisagem -, ora olha para o interior de si mesma e oferece ao olhar o detalhe, o fragmento, as infinitas possibilidades do gesto. A partir de um verso do poeta norte-americano Gary Snyder, que dá título à exposição, a proposta da artista assenta na ideia de impermanência. E também acolhe o fragmento como possibilidade de abarcar a vida toda: há uma espécie de puzzle a completar, um enigma a resolver. Um pequeno papel rasgado lembra não só um pedaço de tecido ou um caco de cerâmica, mas também uma atmosfera, calma ou turbulenta, uma botânica a constituir-se na travessia das estações. Estamos assim perante o cantar de todas as árvores, esse som que nos fala de um mundo à beira do abismo. É necessário, pois, escutar essa voz: a da natureza, a da arte.

Óscar Faria
 

Filipa Tojal (Freamunde 1993) terminou a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto. Viveu temporariamente em Londres e em Piemonte - Itália, tendo-se mudado para o Japão, onde vive e trabalha desde 2016. É neste momento aluna do mestrado de Pintura na Universidade de Artes de Tóquio.  Recorrendo a técnicas sejam ocidentais como orientais e questionando as diferenças entre estes dois mundos, encontra-se presentemente num processo meditativo visual e conceptual tendo como influência poética a natureza e tudo o que a ela pode estar associado. Numa honesta apreciação do universo pictórico da pintura, conceitos  orientais como o imperfeito, o incompleto e o impertinente têm influenciado todo o seu trabalho. Expõe ocasionalmente seja em Portugal como no Japão.