Notícias
20 Jul. 2020 75 Mil Euros para Apoio aos Agentes Culturais A Direção Regional de Cultura do Norte vai apoiar, durante o ano de 2020, 101 projetos dinamizados por Agentes Culturais da região Norte, totalizando um montante global de 75 mil euros, ao abrigo do Programa de Apoio aos Agentes Culturais. Evento

Constitui atribuição da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) apoiar iniciativas culturais locais que, pela sua natureza, não se integrem em programas de âmbito nacional do Ministério ou que correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região.

Para cumprir esta missão a DRCN implementa anualmente o Programa de Apoio aos Agentes Culturais, observando um alcance crescente ao longo dos últimos anos.

No corrente ano candidataram-se inicialmente ao apoio 115 entidades e agentes culturais de todo o norte do país. No entanto, os constrangimentos provocados pela situação que atravessamos atualmente (relacionados com os planos de contingência aplicados no âmbito do combate ao COVID-19) fizeram com que alguns dos projetos apresentados fossem cancelados ou substancialmente alterados.

Não obstante, vão ser apoiados 101 projetos, provenientes de candidaturas de concelhos de todas as Comunidades Intermunicipais do norte do país, o que mostra um ligeiro aumento em relação ao ano anterior (em que foram apoiados 93 ações ou atividades).

O Programa de Apoios aos Agentes Culturais destina-se a apoiar iniciativas e projetos de agentes culturais, locais ou regionais de caráter não profissional, que, pela sua natureza, correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região Norte, área de abrangência territorial da Direção Regional de Cultura do Norte.

Podem candidatar-se ao PAAC todos os agentes culturais da região Norte de Portugal, entidades individuais, associativas, cooperativas, ou outras sem fins lucrativos, de caráter não profissional ou, quando profissional, não estando a beneficiar de apoio da tutela da Cultura.

A lista das entidades beneficiárias do PAAC 2020 pode ser consultada aqui