Notícias
26 Jun. 2019 5º Open House Porto Os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis ao público. Evento
O Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e a Igreja e Mosteiro de S. Bento da Vitória, monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, integram a lista dos 70 espaços distribuídos por três cidades Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, naquela que será a 5.ª edição do Open House Porto. A iniciativa acontece no fim-de-semana de 29 e 30 de junho, sendo inspirada pela "vida interior" dos edifícios.

A seleção dos espaços, da responsabilidade dos comissários Joana Couceiro e Nuno Valentim, revelará um roteiro com foco na "Vida Interior”. Um percurso em que "a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.” 

Os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis ao público.

Assim, durante o fim-de-semana de 29 e 30 junho, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Para além do roteiro de visitas são ainda disponibilizados, como mais-valia ao evento, dois programas de ações paralelas que possibilitam outras formas de observação e fruição dos espaços: Programa Caleidoscópio e Programa Plus.

A 5ª edição do Open House Porto é organizada pela Casa da Arquitectura com a parceria estratégica das câmaras municipais de Matosinhos, Porto e V. N. Gaia.