Notícias
23 Abr. 2020 5º Aniversário Projeto Nortear Assinala-se, esta quinta-feira, o 5º Aniversário do Projeto Nortear. Entretanto, está a decorrer o período de candidaturas ao VI Prémio Literário Nortear.
Hoje, dia 23 de abril de 2020, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal e a Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia, celebram o 5º aniversário do projeto Nortear.

São cinco anos de colaboração continuada, promovendo diferentes atividades, tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura, da criação artística em geral, em ambos os territórios, impulsionando a expansão e o conhecimento do tecido cultural/artístico, bem como estimulando dinâmicas de colaboração entre os agentes culturais deste espaço de cooperação, assumindo-se como um polo cultural, que se pretende de referência a nível europeu, no domínio da cooperação transfronteiriça. 

O Prémio Literário Nortear, atividade que desenvolvemos desde o início desta cooperação,  pretende distinguir, todos os anos, obras literárias originais, com os objetivos de estimular o lançamento de novos escritores, incentiva a criatividade literária entre os jovens residentes na Eurorregião Galiza - Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras. 

Enquanto dure a situação atual, e no marco das medidas preventivas do Plano de Contingência dos Governos de Espanha e Portugal, as três instituições continuam a promover a cooperação entre Galiza e o Norte de Portugal desenvolvendo os projetos e ações derivadas dos seus objetivos institucionais, na modalidade de teletraballo, nomeadamente o Prémio Literário Nortear, atividade que desenvolvemos desde o início desta cooperação e que pretende distinguir, todos os anos, obras literárias originais.

Assim, e uma vez que se encontra a decorrer a VI edição deste Prémio, e de forma a que os candidatos possam submeter a sua obra de forma segura, damos a possibilidade de as obras serem enviadas via correio eletrónico, numa pasta .zip (o nome da pasta terá que ser o pseudónimo do candidato) que deverá conter a obra e os anexos solicitados no regulamento.

O envio do material a concurso via correio eletrónico deverá ser remetido para arodrigues@gnpaect.eu