Notícias
22 Out. 2019 2º Colóquio Internacional Educação, herança cultural e desenvolvimento No dia 25 de outubro de 2019, tem lugar o 2º Colóquio Internacional “Educação, herança cultural e desenvolvimento”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Murça. Evento
Enquadramento
Ao ter como centralidade a relação entre património e comunidade, o 2º Colóquio Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento pretende discutir o papel dos atores sociais: educadores, professores, estudantes, associações, instituições culturais e de preservação, no tocante à salvaguarda do património material e imaterial transmontano, em ligação com o processo de desenvolvimento local, regional e transfronteiriço. Parte do pressuposto de que as mudanças mais duradouras e significativas, sejam elas pessoais ou comunitárias, decorrem do processo educativo. O Colóquio integra as atividades do projeto Raízes da Educação para o Futuro – ReduF. Contempla tempo destinado à discussão de aspetos teóricos, práticas e experiências de intervenção e de preservação. Para tanto, utiliza uma diversificada metodologia de abordagem das questões relacionadas com a Herança Educativa, por exemplo, comunicações orais, mesa redonda, roda de conversa, entrevista, Exposição "Escolas Conde Ferreira”. Adota um multifacetado olhar sobre o contexto sociocultural da educação tendo por horizonte o contributo cultural e educativo como aprendizagem, ação, busca de rentabilização dos atrativos da região, da preservação da identidade e da possibilidade de contribuir para desenvolvimento sustentável.


PROGRAMA


Inscrições
De 5 a 24 de outubro de 2019 aqui.


Apoios e organização
O Colóquio conta com o apoio da Câmara Municipal de Murça, do grupo promotor do Centro de Memória da Educação de Murça, em colaboração com o Grupo de Trabalho História da Educação, Herança Cultural e Museologia, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE. Tem como entidades parceiras a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Instituto de Educação da Universidade do Minho.


Ação de formação de professores (as) / educadores (as) acreditada Registo ccpfc/aac-100340/180 - número de horas acreditadas -12.


Mais informações
E. | centromemoriaeducacao.murca@gmail.com
T. | 259 510 120 (Dr. José Moutinho)