Coleção Património a Norte

Património a Norte” é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente “online”.

Destinada a técnicos e público generalista, assume‐se como canal privilegiado para a produção e difusão de conhecimento nas áreas de atuação da DRCN, dando a conhecer trabalhos em âmbitos tão latos como a da Salvaguarda, Reabilitação Patrimonial, Museologia, Conservação e Restauro, História, História da Arte, Arqueologia, Etnologia, Arquitetura ou Artes.

Mais que um projeto editorial, a coleção Património a Norte é um projeto de comunicação e mediação cultural, abrangente, dinâmico, interativo e evolutivo, assumindo uma forte componente multimédia, ao disponibilizar ao público o acesso a filmes documentário, visitas virtuais, e‐book’s, websites, sonoplastias, vídeos, entre outros.

capa revista patrimonio a norte 1capa revista patrimonio a norte 2capa revista patrimonio a norte 3
capa revista patrimonio a norte 4capa revista patrimonio a norte 5
coleção Património a Norte
Património a Norte Nº 10patrimonio a norte nº 11Coleção Património a Norte
Património a Norte nº 13
Coleção Património a Norte Nº 15 (download versão PDF)
“Sé do Porto: Conservação e Restauro da Capela-Mor” descreve pormenorizadamente o complexo processo de conservação e restauro da capela-mor da Sé do Porto, um dos mais icónicos Monumentos Nacionais da região Norte de Portugal. Inclui filme documentário, com enfoque na figura do conservador-restaurador.
Coleção Património a Norte Nº 14 (download versão PDF)
“arquiv@: objetivos, conceitos, conceção e produção” descreve pormenorizadamente o processo de construção do arquivo “online” da Direção Regional de Cultura do Norte. Inclui filme documentário com o testemunho de todos os interveniente no processo, numa lógica de partilha de experiências.
Coleção Património a Norte Nº 13 (download versão PDF)
“Fotografia: instituições, arquivos, projetos e formação” aborda o tema da Fotografia nas áreas da salvaguarda, investigação e divulgação, com especial enfoque na região Norte. Com esse objetivo, é dada voz a instituições, arquivos, museus e entidades de ensino, não descurando associações e projetos.
Coleção Património a Norte Nº 12 (download versão PDF)
Os grandes projetos hidroelétricos e os processos de minimização dos seus impactos no Património Cultural, material e imaterial, são analisados numa leitura de “tempo longo”, de mais de meio século, na “voz” de técnicos e investigadores responsáveis por alguns dos maiores projetos desenvolvidos em território português.
Coleção Património a Norte Nº 11 (download versão PDF)
“Convento de Santa Clara do Porto: Conservação e Restauro” conduz o leitor ao longo do complexo processo de reabilitação da icónica Igreja de Santa Clara, sujeita a uma das maiores intervenções de conservação e restauro realizadas em Portugal.
Coleção Património a Norte Nº 10 (download versão PDF)
“Convento de Santa Clara do Porto: História e Património” é o resultado de dois anos de investigação histórica e lança um novo olhar sobre um dos monumentos mais icónicos da cidade do Porto.
Coleção Património a Norte Nº 9 (download versão PDF)
“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” identifica, descreve e caracteriza formal e tecnicamente 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.
Coleção Património a Norte Nº 8 (download versão PDF)
“Cinema: espaços, estudos, instituições e património” proporciona ao leitor uma visão de conjunto do panorama atual do universo da “sétima arte” em Portugal, com enfoque na região Norte.
Coleção Património a Norte Nº 7 (download versão PDF)
“Convento de Vilar de Frades: perspetivas de intervenção 1994-2008” convida o leitor a revisitar o processo de reabilitação de um dos mais icónicos Monumentos Nacionais da região Norte de Portugal.
Coleção Património a Norte Nº 6 (download versão PDF)
“Tongobriga: coletânea de estudos comemorativos de 40 anos de investigação” celebra as principais vertentes de atuação do serviço que a DRCN tem instalado na Área Arqueológica do Freixo.
Coleção Património a Norte Nº 5 (download versão PDF)
O quinto número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE» é dedicado ao tema “Mediação Cultural: objetos, modelos e públicos”.
Coleção Património a Norte Nº 4 (download versão PDF)
O quarto número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE» é dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.
Coleção Património a Norte Nº 3 (download versão PDF)
O terceiro número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE» é dedicado ao tema “Centros Interpretativos – objetos, espaços, conceitos e discursos”.
Coleção Património a Norte Nº 2 (download versão PDF)
O segundo número versa sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”. Apresenta com rigor científico, e de forma acessível, a coleção de 10 pinturas murais de século XVI hoje integradas no Museu de Alberto de Sampaio.
Coleção Património a Norte Nº 1 (download versão PDF)
Dedicado aos «10 Anos de Reflexão sobre Casas Museu em Portugal», sendo elaborado em  parceria com o DEMHIST, o Comité Internacional do ICOM que se concentra na conservação e gestão de casas-museu.